É normal se perguntar como produzir um evento ou criar um espaço comercial que acarrete uma experiência perfeita aos usuários, mas acabar não encontrando os meios para isso. Afinal, não se trata de apenas elaborar um evento legal, com decorações marcantes e arquitetura moderna, mas sim de tornar aquela atmosfera o local ideal para o envolvimento de vendas, clientes e negócios.

A partir disso, hoje se aposta muito no design de experiência, o qual pensa na transformação do espaço em um local de satisfação dos usuários. Então, quer entender mais sobre esse assunto? Basta continuar a leitura!

O que é design de experiência?

É um método que utiliza algumas ferramentas do design de serviços e do design thinking para desenvolver experiências que sejam memoráveis, a fim de conquistar vendas e clientes.

Com o estudo do usuário, é desenhado um projeto que esteja de acordo com a “persona” analisada e proponha uma vivência adequada. Assim, leva-se em consideração os seguintes itens:

  • espaços;
  • linhas;
  • formulários;
  • luzes.

Qual é a diferença entre designers e organizadores/planejadores de eventos?

É sempre bom lembrar que um designer não é a mesma coisa que um organizador ou planejador de eventos. Apesar dos nomes, ambos têm práticas e métodos diferentes. Vejamos:

Organizadores de eventos

Os produtores de eventos são profissionais que focam mais na logística do evento, sem necessariamente idealizarem a sua exibição, fluxos, zonas e interações. Eles estarão sempre a par de tudo que ocorrerá no evento — até de outros fornecedores.

Designers de experiência

Já os designers estão mais preocupados com as exibições visuais e interações ao longo da jornada. Assim, se preocuparão em conhecer melhor o seu serviço e os seus usuários a partir dos seus ideais. Eles se preocupam com cada detalhe, para tornar o design do ambiente o mais adequado possível, mapeando pontos de contato e gerando insights para antever possíveis problemas.

Qual é a importância e as vantagens do design de experiência?

O gosto dos seus clientes será atendido

Um dos principais benefícios desse método é a capacidade de alcançar e conhecer os desejos, os desgostos e os maiores sonhos dos seus consumidores.

Quando se pensa em um projeto, a pessoa que frequenta os seus eventos é a prioridade, e o seu papel é entender o ponto de vista dela. Assim, tudo o que você criar terá um usuário final que estará disposto a consumi-lo!

As organizações serão perfeitas

Nada mais justo do que os seus eventos e espaços terem o mesmo nível de profissionalismo que a sua empresa, não é? Em geral, com esse tipo de design e suas práticas, o evento fluirá sem esforços, tendo no final uma exibição deslumbrante, com detalhes estéticos e funcionais que o público vai adorar.

Os esforços dos clientes vão ser valorizados

Por fim, também é preciso perguntar: o que esta experiência está entregando para o meu público-alvo? Afinal, uma pessoa que está indo ao seu encontro está doando seu tempo, não é mesmo?

Dentre tantas coisas que ele poderia fazer, o cliente escolheu estar ali, no seu espaço. Logo, é importante criar uma experiência que não o faça se arrepender de ter saído de casa. E o design leva tal ação com muita importância, sempre voltando seus projetos para um acerto relevante de satisfação dos usuários.

Por tudo isso, conhecendo o que é o design de experiência, as suas características e a sua importância, você tem em mãos o meio ideal para inovar dentro da sua empresa!

E aí, gostou do nosso artigo? Então aproveite agora para assinar a nossa newsletter e fique por dentro dos próximos conteúdos!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter