No universo empresarial, sucesso e planejamento são duas grandezas diretamente proporcionais. Isso é simples de se constatar, pois desde pequenas ações até grandes decisões necessitam passar por uma avaliação e planejamento prévio, a fim de se aumentar as chances de correrem como esperado.

Nesse contexto, entra em cena um dos pivôs da gestão empresarial, o planejamento estratégico. Esse conceito, é uma ferramenta essencial para potencializar a tomada de decisão, relacionando os objetivos, missão, valores e visão da empresa com o meio em que atua, a fim de criar as melhores condições para que se desenvolva.

Essa é uma área técnica e, por esse motivo, pode demandar um certo domínio de conceitos da administração, gestão, finanças e muitas outras áreas afins. Desse modo, contar com ajuda de um especialista no planejamento estratégico em sua empresa é o mais recomendado para poupar tempo e desenvolvê-lo com mais efetividade.

Tem dúvidas sobre a última afirmação? Continue lendo e confira os 5 motivos que listamos para mostrar que contratar ajuda especializada é uma boa estratégia. Acompanhe:

 

1. Impulsionamento de todo o potencial do negócio

De início, um dos principais motivos para se contratar auxílio especializado em planejamento estratégico é a potencialização das operações da empresa. Ao se imprimir um domínio estratégico de todos os setores da organização, compatibilizando cada um dos seus recursos — sejam eles humanos ou estruturais — com a conjuntura do mercado, os líderes e gestores têm um grande apoio para otimizar as atividades.

O planejamento especializado ajuda não apenas na gestão de todos os ativos da empresa, evitando o desperdício de tempo e dinheiro em ações pouco efetivas e que não trazem todo o resultado esperado, mas também une ações práticas aos ideais da companhia, estes associados aos seus valores, missão e visão.

De maneira geral, planejar e agir estrategicamente é uma demanda do mercado atual e que, sem dúvida, reforça a competitividade ao garantir uma atuação mais ética, eficiente e que aproveita melhor todo o seu potencial.

 

2. Formulação de um planejamento que integra diferentes áreas

Outro ponto que vale a pena ser sopesado na hora de contratar uma empresa de planejamento estratégico é o reforço que tal medida implicará na integração de diferentes setores e atividades da empresa.

Vimos que o planejamento tem um forte apelo pela otimização, já que aumenta a eficiência na utilização dos ativos da organização. Nesse contexto, o que também se observa na implementação especializada dessa ferramenta é, por exemplo, o ganho potencial em ações de marketing, vendas e nas operações em geral.

Isso, em parte, se deve ao mapeamento realizado pelos especialistas, buscando identificar cada falha e cada ponto forte das ações da empresa, além, claro, das oportunidades e ameaças às atividades.

Assim, por meio dessa identificação prévia de inconsistências e a posterior correção, ações rotineiras passam a ter mais resultados, como é o caso do marketing, que se torna mais efetivo a partir do alinhamento com os objetivos e público-alvo da empresa — evitando investimentos em estratégias inadequadas ou no momento errado.

Além dessa, ações como o redesenho de produtos, processos e metodologias também podem ser incluídas no planejamento, tudo com o fim de melhor atender aos clientes e gerar retornos para a empresa.

 

3. Oportunidade de entender melhor as prioridades do negócio

Atingindo níveis gerenciais, o planejamento estratégico, quando bem desenvolvido, ajuda a empresa no entendimento sobre as suas reais prioridades. Esse é um ponto importante, pois encurta o tempo de crescimento do negócio com ações mais direcionadas e alinhadas às suas necessidades atuais.

O auxílio especializado traz mais clareza e objetividade na gestão da empresa, permitindo aos decisores um controle maior, além de um suporte estatístico para a tomada de decisões. Isso é possível, por exemplo, a partir de características como:

  • tradução da missão, visão, valores, competências essenciais e das vantagens competitivas em temas estratégicos mensuráveis e, principalmente, executáveis;

  • facilitação do diálogo com os stakeholders a fim de se avaliar a consistência das estratégias, bem como colher informações úteis para otimizações nos processos;

  • tradução dos temas estratégicos obtidos por análises com os stakeholders em objetivos estratégicos, medidas e metas a serem alcançadas;

  • elaboração de mapas com representação visual da estratégia e que facilitam o entendimento das relações de causa e efeito entre os objetivos e ações executadas.

4. Assistência consultiva ao longo do processo

Sabemos que a implementação do planejamento estratégico é uma ação paulatina, que demanda tempo e diversos ajustes ao longo da jornada. Até que o planejamento esteja realmente condizente com as necessidades da empresa, diversas variáveis devem ser acompanhadas, métricas devem ser analisadas e medidas devem ser adotadas.

Sendo assim, um acompanhamento contínuo do plano deve ser realizado ao longo de todo seu processo de desenvolvimento e execução. No entanto, a boa notícia é que com o auxílio de uma empresa especializada você terá tudo isso e até mais.

Ao se valer de um serviço de consultoria, a sua empresa terá todo o suporte necessário para concretizar os objetivos do seu planejamento. Isso abarca medidas que vão desde a definição da missão, valores e visão, até a compatibilização de tudo isso com ações estratégicas que se alinham com o mercado em que a empresa se insere.

Em outras palavras, a consultoria fará um verdadeiro “raio-X” da sua empresa com o intuito de conhecê-la e permitir que você também a conheça de verdade. A partir daí, tudo será feito para que a atuação dela seja a mais alinhada possível com as tendências e exigências do mercado, potencializando, assim, seus ganhos.

 

5. Ações certas no momento ideal

Por último, mas não menos relevante, há também que se considerar a amplitude e importância é que uma consultoria de planejamento estratégico pode ter no momento de analisar e definir os rumos de uma empresa.

O trabalho de uma consultoria é realizado em parceria com o cliente, e não de forma isolada ou terceirizada. É por meio dessa união de conhecimentos e experiências dos consultores com toda a bagagem dos sócios e gestores da contratante que permite desenvolver um planejamento estratégico que realmente favoreça o alcance dos objetivos.

Em linhas práticas, toda a condução do plano é totalmente ajustada à realidade da empresa, o que significa que as ações serão executadas da maneira mais adequada possível e no momento ideal.

Este é o papel do especialista no planejamento estratégico: antever riscos, identificar oportunidades e colaborar para que a sua empresa elimine esses riscos e aproveite ao máximo as oportunidades.

Então, está convencido de que um planejamento estratégico especializado é o que a sua empresa necessita? Não pare por aqui. Entre em contato com a nossa empresa e conheça nossas soluções de design que, somados a esse planejamento, podem elevar seu negócio a outro patamar!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter