Saiba como o investimento em design estratégico pode aumentar a sua competitividade

Em um mercado mais concorrido e complexo do que nunca, as empresas necessitam cogitar abordagens inovadoras e criativas para diferenciar sua marca entre muitas outras. Nesse cenário, o design, que antes era visto apenas como uma forma de agregar valor estético a produtos e serviços, também se reinventa.

O design estratégico surge para elaborar abordagens que facilitam a inovação e agregam valor ao cliente. Esse processo criativo a serviço dos negócios pode ser útil em qualquer setor, até mesmo em pequenas organizações.

Neste post, você vai entender melhor por que investir em design estratégico pode revolucionar a experiência de seu consumidor e aumentar a competitividade de sua marca.

O bom design é rentável

De acordo com um estudo divulgado pelo Design Council, investir em design estratégico pode ser benéfico em âmbitos qualitativos e quantitativos. Os líderes empresariais entrevistados na pesquisa apontaram o crescimento das vendas, aumento da participação no mercado, redução de custos e maior ROI (retorno sobre o investimento) como vantagens dessa captação.

O investimento consistente em design pode ser interessante, mesmo a longo prazo. A diferença de rentabilidade entre as empresas que valorizam esse setor e as que não o fazem é de 50% ou mais, de acordo com uma pesquisa da Teknikföretagen.

Sendo assim, tudo leva a crer que o design estratégico não deve ser encarado como um gasto, mas sim como um investimento.

O design estratégico altera a percepção de seus produtos

Você teria uma surpresa ao constatar o que um planejamento estratégico poderia proporcionar para o seu design de produtos. Isso porque geralmente levamos o uso de nossos sentidos em conta ao tomar decisões de consumo — e, entre os sentidos, a visão tem um papel muito importante nesse processo.

Você já reparou que, quando se depara com algo muito bonito ou esteticamente interessante, fica com aquela composição na cabeça por muito tempo?

Ao criar um produto, uma referência também é construída, como parte de uma identidade visual da empresa. Por isso, se o design concept de um produto for bem-feito, ele é capaz de gerar uma associação mental positiva em uma primeira impressão.

Sendo assim, a alteração da percepção de produtos pode ser encarada como uma estratégia que agrega valor à marca. Uma pesquisa de 2015 publicada pela Blucher Proceedings constatou a veracidade dessa informação ao avaliar a percepção visual dos consumidores sobre um conceito comercial após a mudança de sua identidade visual.

Dessa forma, é possível acreditar que a tomada de decisões de design específicas e bem calculadas, até mesmo no domínio da embalagem, pode fazer uma enorme diferença na maneira como os consumidores interpretam e consomem o seu produto.

Investir em design estratégico mantém sua marca memorável

O que torna uma marca inesquecível? Um bom serviço ao cliente e um bom produto certamente ajudam, mas o que poderia ser eficaz para causar uma boa primeira impressão? Você já sabe a resposta, certo?

Em alguma conversa sobre publicidade, produtos ou serviços, você provavelmente já deve ter ouvido alguém dizer “não consigo lembrar do nome da marca, mas eu posso imaginá-la”. Isso acontece porque muitas vezes é fácil reter alguns elementos visuais no logotipo, na embalagem ou no layout do site na memória.

Nesse contexto, as cores da marca podem ser um fator de peso para a sua memorização. Pelo menos é o que afirma o estudo do The Malaysian Journal of Medical Science. Segundo ele, a cor tem o potencial de aumentar as chances de estímulos ambientais serem codificados, armazenados e relembrados com sucesso pela mente.

Já que o uso seletivo de cores pode manter uma marca memorizada, pense na incorporação de técnicas de design distintas (incluindo cores, formas, um layout único e um conceito original). Elas também podem atuar como elementos adicionais que reforçam esse reconhecimento.

A comunicação do design estratégico vai muito além da estética

Como você já deve saber, o design tem uma importância maior do que a identidade visual de uma empresa, marca ou produto. Para explicar isso, é possível comparar esse conceito a uma pessoa.

Enquanto você pode conhecê-la inicialmente apenas pela aparência externa, após a primeira impressão, você descobre todas as características que a fazem única.

Muitas vezes, essa pessoa se torna memorável — não pela sua beleza, mas por algumas virtudes que você admira ou pontos em comum que ela compartilha com você.

O pensamento do design estratégico atua de forma similar enquanto incorpora e reforça alguma marca procurando uma linguagem que seja consistente com a do consumidor.

Ao explorar novas opções, ideias e cenários, os denominadores comuns devem ser os valores e atributos da marca. Isso porque o objetivo do design estratégico, hoje em dia, não é apenas a projeção de itens funcionais, mas também o entendimento total do público sobre seus canais e suas experiências.

Tudo isso com o objetivo de apresentar soluções para uma cadeia de valores, orientando, inclusive, a cultura das organizações atuais.

Um bom designer não deve apenas projetar um logo bonito, mas considerar quem você é, quem é a sua empresa, quem é o seu público, o que os concorrentes de sua área estão fazendo… Enfim, reestruturar seu conteúdo de uma maneira que ajude a sua empresa a comunicar-se com sua persona da melhor maneira possível.

O design abre espaço para a inovação

Investir em design estratégico é uma forma de conduzir a inovação para a sua empresa e até mesmo abrir espaços de mercado que antes pareciam fora de alcance.

Isso porque, em tempos de alta competição, qualquer empresa é capaz de projetar soluções e produtos eficazes. No entanto, nem todas realizam trabalhos excepcionais. Nesse contexto, o design é o diferencial.

Na opinião de diversos especialistas, o design estratégico se trata de uma representação de novos modelos de gestão com base na definição do perfil de uma persona que está em constante mudança. Essa atualização deve abrir espaço para o novo, e para o que ainda não foi pensado.

Como você pode perceber, investir em design estratégico oferece uma vantagem competitiva, impulsiona resultados positivos de marketing e permite que você se destaque perante a concorrência. Então, tenha coragem para confiar em ideias ousadas e veja o que pode conseguir. Experimente, faça pesquisas, solicite feedbacks. Os resultados poderão ser surpreendentes.

Gostou do post? Para continuar por dentro do nosso conteúdo, não deixe de assinar nossa newsletter. Você receberá todas as novidades do blog em primeira mão no seu e-mail!

Share it.

Receba a design venture por e-mail

Ao se cadastrar você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.