Diversas empresas acham que para entrar no mercado basta ter um produto ou serviço, campanhas e meios de comunicação bons.

Entretanto, é comum observarmos muitos negócios sem clientes fixos, vendas em quedas e campanhas fracassadas que tinham tudo para serem de sucesso. Por que será que isso acontece?

A verdade é que essas empresas não realizam pesquisas de mercado, perdendo assim diversas oportunidades de crescer. Se você deseja não ser mais uma delas, saiba mais sobre, como realizar e o porquê da pesquisa de mercado. Confira:

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é o colhimento de informações dos concorrentes, consumidores, segmentos ou fornecedores, a fim de solucionar problemas e encaminhar tomadas de decisões.

Para atender o seu mercado, qualquer negócio deve contar com informações essenciais para o seu campo de vendas, clientes, concorrência, entre outros.

Esse processo consiste na definição de objetivos e problemáticas, coleta e análise de informações, além do desenvolvimento de planos com a finalidade de obter resultados para a administração empresarial. Ele é essencial para todas as empresa!

Quando realizar uma pesquisa de mercado?

Não importa o ramo, qualquer empresa dispõe de objetivos e desafios semelhantes, como: aumento de lucro, diminuição de custos e fidelização de clientes.

Por isso, antes de entrar no mercado ou começar as suas atividades, é preciso que o negócio conheça bem seus componentes, desde concorrentes indiretos até o público-alvo desejado.

Ademais, é preciso lembrar que cada segmento do mercado tem uma necessidade de pesquisa diferente, com frequência, alvo e número de dados diversificados. Assim, tente procurar pelo que se encaixa no seu.

Por que realizar essa pesquisa?

Não importa o porte da empresa, o cotidiano dela é tomado por diversas decisões com objetivo de evitar fracassos, pois o mercado não dá brechas para erros.

Nessa conjuntura, é preciso saber se está no caminho certo, e somente com informações é possível averiguar isso. A melhor forma de obtê-las é por meio da pesquisa de mercado! Saiba mais vantagens:

Identifique erros a tempo

Com as informações da pesquisa, você tem um aliado para que erros sejam identificados com rapidez. Para isso, é preciso ouvir os consumidores.

Os clientes e times profissionais são uma ótima fonte de informações. Por exemplo, com a pesquisa de satisfação, você pode achar o problema e solucioná-lo a tempo.

Conheça mais sobre os consumidores

Antes mesmo de abrir suas portas, é essencial que conheça quem vai utilizar os seus serviços ou produtos, pois assim é possível direcionar seus produtos, serviços e toda a comunicação.

A pesquisa de mercado é importante para definir quem é o seu público, o que querem e como vender para eles.

Tome decisões com mais segurança

É primordial buscar informações para se tomar decisões seguras, como fazemos para qualquer tomada, sendo profissional ou pessoal.

A coleta de informações traz à tona o que os consumidores pensam sobre você, de forma que a partir desses dados, decisões seguras e estratégicas precisam ser tomadas.

Quais as melhores práticas ao realizar a pesquisa?

Entendendo todo o resto, agora saiba alguns pontos importantes na hora de fazer sua pesquisa. Confira:

Defina seu método de pesquisa

Para realizar sua pesquisa, você pode contar com dois métodos: quantitativo, no qual é desenvolvido um indicador mensurável com números concretos e em grande quantidade, ou o qualitativo, que é um conjunto de técnicas que trabalham com números menores, mas mais aprofundados.

Defina o objetivo

Temos acesso a muitas informações no mercado. Contudo, é preciso ter cuidado para não perdermos o foco dentro dessa imensidão de dados.

Em virtude disso, é importante começar o seu projeto com objetivos bem definidos e claros, de modo que o trabalho se torne mais simples.

Crie o seu questionário

O seu questionário precisa ser respondido pelas pessoas que vão trazer questões importantes para o seu trabalho, com a finalidade de encontrar uma resposta ao seu problema de pesquisa. Logo, elabore um objetivo e perguntas relevantes para o questionário.

Por fim, agora você entende por que e como fazer uma pesquisa de mercado, tendo em mãos o material ideal para alcançar o reconhecimento da sua empresa. Se você gostou deste artigo, saiba agora como a pesquisa comportamental dos consumidores também pode influenciar o seu negócio!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter