É comum que o público-alvo tenha uma opinião sobre um produto ou serviço antes mesmo de entrar na loja, no site ou no escritório de uma companhia. Afinal, uma das primeiras impressões do consumidor vem somente de olhar, ler ou ouvir acerca da marca!

Quando se cria um negócio, produto ou serviço, qual é a maneira correta de repassar seus valores para quem não o conhece? Difícil responder essa, não é mesmo? Com a identidade visual, é possível transmitir o estilo do produto e da marca, pois esse é o primeiro contato que o público tem com o trabalho.

Quer entender melhor o que é e qual a importância de uma identidade visual? Confira!

Entenda o que é a identidade visual de uma marca

Quando se cria a personalidade da marca, seus valores são aplicados aos elementos visuais (nome, logotipo, fonte, cor, estilo e outros) que serão usados para promover o trabalho. Essa personalidade é mais do que um logo, por exemplo — ela consiste em variados materiais de marketing.

Apesar disso, um dos elementos mais importantes da identidade de uma empresa é o seu logotipo. Ele permite que a organização seja reconhecida e lembrada. Por isso, ele não deve ser banalizado durante a criação e é primordial consultar um designer.

Conheça as premissas importantes

Um negócio não constrói sua reputação somente a partir dos serviços ou produtos que oferece. A personalidade da empresa deve conter sua história e os valores que se deseja transmitir. Essa imagem é uma forma de alcançar o sucesso e um modo de influenciar o consumidor.

Por isso, a identidade visual é tão importante. Conheça, a seguir, algumas características que levam em conta a visão do consumidor sobre a sua identidade.

Personalidade

O consumidor tem uma percepção visual dos valores e da personalidade da empresa por meio da sua identidade. O design define o tom da marca e, por isso, evoca sentimentos nos clientes. A personalidade visual é primordial para comunicar corretamente a mensagem e os objetivos da empresa.

Originalidade

É importante que o público-alvo tenha a capacidade de diferenciar a marca de outras apenas olhando rapidamente. Afinal, é crucial se destacar dos demais, certo? É preciso, portanto, identificar o que torna os produtos ou serviços da empresa únicos e a maneira mais eficaz de transmitir isso visualmente.

Consistência

Saber cuidar da personalidade que é transmitida visualmente é primordial, pois os clientes dão muita importância para a consistência da marca. É fundamental que a identidade escolhida e a sua aparência sejam consistentes, não importa o local em que apareça: na televisão, na internet ou nos jornais.

A inconsistência de uma identidade pode confundir o público-alvo, aparentando ser desleixada e nada profissional.

Clareza

A identidade visual da marca é responsável por transmitir claramente os seus valores sem deixar caminhos para interpretações erradas. Por isso, é essencial analisá-la e excluir qualquer parte que possa ser vista como inadequada pelo público, deixando transparente o que se deseja comunicar.

Agora que entende o que é a identidade visual e qual a sua importância para um negócio, você tem em mãos o material fundamental para inovar na sua empresa!

Gostou do nosso post? Então entre em contato conosco e saiba o que podemos oferecer!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter