Conseguir inovar é um dos principais objetivos de qualquer empresa, independentemente da área de atuação. A busca pela inovação, no entanto, esbarra na dificuldade de conseguir colocar em prática, no dia a dia, conceitos que prometem avanços e melhorias, mas muitas vezes são disruptivos demais.

Ao mesmo tempo, é fundamental se diferenciar e conseguir notoriedade em um mercado cada vez mais competitivo e sem lugar para quem não oferece produtos ou serviços que sejam realmente únicos e entregues com qualidade.

Como fazer para encontrar o equilíbrio entre o que pode ser feito, respeitando as limitações da companhia, e o que vai garantir que a empresa se destaque, usando tudo aquilo que ela já tem e agregando novos conceitos para conseguir atingir os objetivos traçados?

A forma como essa inovação é trabalhada desde o início é fundamental. O design estratégico, uma das áreas do design cada vez mais valorizada, investe exatamente nesse ponto: conhecer a empresa, os serviços que ela oferece e quais são seus objetivos para desenhar planos de melhoria e otimização das ofertas e, consequentemente, dos resultados.

Mas o que, de fato, é o design estratégico? Quais metodologias esse pensamento diferenciado usa e quais benefícios ele pode trazer para uma empresa? É o que nós vamos mostrar no post de hoje. Acompanhe!

O que é o design estratégico

Na prática, o design estratégico é um trabalho menos subjetivo e mais objetivo feito de ponta a ponta não por apenas uma pessoa, mas por toda uma equipe de especialistas. Ele parte da análise dos serviços e das necessidades do cliente, identificando o que precisa ser feito, até chegar à ponta final, que é a entrega do resultado esperado.

Não importa se o cliente é uma indústria, um varejo ou um prestador de serviço que precisa apresentar um trabalho com mais qualidade. O design estratégico vai percorrer o caminho inteiro daquilo que é oferecido, fazendo uma análise, produzindo um diagnóstico e criando um plano de ação para que o resultado seja o melhor possível.

O objetivo desse tipo de trabalho é dar mais consistência para o cliente para que ele tenha plenas condições de fazer uma comunicação eficaz com seu público, seja no meio digital ou no relacionamento direto.

A importância do trabalho em conjunto

A comunicação e o trabalho em conjunto são partes essenciais do processo que envolve o design estratégico: reuniões presenciais são feitas a cada 15 dias para alinhar o que vai ser feito na busca pelo melhor resultado possível.

As decisões do design estratégico são tomadas em conjunto, por isso não existe o risco da fatídica pergunta “e se eu não gostar do que está sendo feito?”, que normalmente coloca em risco todo o projeto. Como o cliente está envolvido desde o início e participa de todas as etapas do trabalho, o que acontece é uma construção que tem como base o conceito do Macrodesign.

A metodologia do Macrodesign

Uma metodologia orgânica, que sempre pode contar com novas ferramentas, o macrodesign é uma das formas de se trabalhar o design estratégico. Ele é dividido em seis fases:

  1. Planejamento: é a etapa inicial, onde são verificadas as metas, objetivos e o potencial do trabalho que será feito. Os planos que o cliente apresentou são refinados e complementados, chegando à definição do escopo do trabalho. Aqui são definidas as etapas necessárias e é traçado um cronograma, alinhando expectativas e prazos.

  2. Contextualização: é quando os horizontes são expandidos e todas as variáveis que podem afetar o resultado esperado são verificadas.

  3. Pesquisa Criativa: o objetivo dessa etapa é ver com os olhos do design as movimentações de consumo que podem proporcionar soluções inovadoras. Além de uma pesquisa qualitativa, é feito um trabalho de campo estruturado de acordo com o desejo de expansão do cliente.

  4. Ideação: é a etapa central do cronograma de trabalho. É o momento de materializar links gerados nas pesquisas, transformando-os em produtos, marcas e espaços.

  5. Validação: quanto mais inovador, maior o risco do projeto. Por isso, é fundamental usar ferramentas e técnicas que ajudam a mensurar a aceitação do trabalho antes do seu lançamento.

  6. Entrega: é quando é feita a análise de relevância dos canais de comunicação para chegar a uma estratégia perfeita de conexão com o público-alvo.

Os benefícios do design estratégico

Claro que tudo depende do perfil e do objetivo da empresa, mas o design estratégico ajuda a aumentar a percepção da marca e a percepção de valor dos produtos que a marca oferece. No fim das contas, isso significa alcançar dois dos principais objetivos de qualquer negócio: vender mais e vender melhor.

O projeto também força um olhar para dentro da estrutura do cliente, mostrando o que pode ser otimizado em pessoal, recursos, redução de perdas e manutenção de dados. Esse é um dos valores agregados não percebido: o aprimoramento dos processos da companhia por meio do design estratégico.

O que o design estratégico oferece como valor percebido é a melhoria das entregas: toda a manifestação gráfica da marca, identidade, produtos criados ou aperfeiçoados, cores e materiais usados demonstram como a estratégia aprimorou esses quesitos.

O design alinhado ao planejamento estratégico

Outro diferencial na busca por melhores resultados é o uso do planejamento estratégico junto ao design. Esse conceito é uma ferramenta essencial para potencializar a tomada de decisão, relacionando os objetivos, missão, valores e visão da empresa com o meio em que atua.

Por se tratar de uma área técnica, demanda certo domínio de conceitos da administração, gestão e finanças. Os resultados ao usar o planejamento estratégico são um salto em todo o potencial do negócio, a oportunidade de entender melhor quais são as prioridades e a possibilidade de colocar em prática as ações certas no momento ideal.

Some a isso a ideia de que o design estratégico contempla áreas diferentes de conhecimento, dando ao cliente a sensação de bom atendimento justamente porque existe uma equipe especializada em cada uma dessas áreas, e você tem a combinação ideal.

Aprendeu mais sobre o conceito do design estratégico e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa? Entre em contato com a gente e tire qualquer dúvida que ainda exista sobre o assunto!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter