Você procura uma maneira de sua empresa se diferenciar em relação aos concorrentes? Um planejamento estratégico estruturado é a chave para alcançar o sucesso. Ele permite que as corporações maximizem os pontos fortes e corrijam falhas nos processos.

Ele possibilita explorar oportunidades e ter ideias inovadoras para o negócio. Quer conhecer melhor as vantagens dessa metodologia? Acompanhe este post!

 

Qual o conceito de planejamento estratégico estruturado?

Esse processo tem como intenção criar um plano de ações para a empresa. Ele direciona de forma clara os objetivos a serem alcançados e os principais caminhos para chegar até eles.

Além disso, o planejamento estratégico estruturado proporciona uma visão ampliada do negócio. Isso permite a tomada de decisões mais coerentes para o sucesso da empresa. Para tanto, o plano deve compreender alguns fatores:

  • valores e missão da empresa;

  • posição que pretende alcançar no mercado;

  • análise de fatores internos e externos;

  • propor cenários e caminhos a serem percorridos para alcançar o objetivo;

  • monitoramento de resultados.

Quais os benefícios desse plano?

O planejamento estratégico estruturado pode promover uma série de benefícios para a organização em médio e longo prazo. Confira alguns deles:

Melhoria dos processos

Por meio da avaliação sobre os focos de atuação da empresa, é possível criar um autorretrato sobre a gestão, seus pontos positivos e negativos. Essa iniciativa proporciona a lucidez necessária para alocar recursos de maneira estratégica, analisar erros e evitar que ocorram novamente.

Aprimoramento da comunicação

Outro grande benefício do planejamento estratégico estruturado é o aumento da participação dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Dessa maneira, a companhia obtém um maior engajamento e comprometimento da equipe para a obtenção de resultados.

Esse processo também permite aperfeiçoar os processos de comunicação e diminuir os ruídos. Para isso, a companhia pode desenvolver um trabalho voltado ao design estratégico. Esse modelo possibilita a transformação de ambientes e desenvolvimento de uma linguagem visual para influenciar comportamentos e melhorar a produtividade.

Mapeamento de riscos

Ao avaliar os processos internos, a corporação consegue mapear os riscos e prevenir problemas. Somado a isso, ao conhecer os concorrentes é possível promover ações de “ataque” para sair na frente e conquistar os clientes.

Identificação de oportunidades

Já imaginou quantas oportunidades são perdidas por desconhecer o mercado e não ter metas definidas? Ao compreender as necessidades dos clientes e as ofertas disponíveis, a companhia possui o conhecimento necessário para criar produtos ou serviços que possam resolver um problema do consumidor. Dessa maneira, ela sai na frente com uma solução nova e conquista mais credibilidade.

Monitoramento dos resultados obtidos

Quando a empresa possui objetivos bem definidos, você consegue acompanhar o cronograma de ações, avaliar os orçamentos e ter um controle mais efetivo sobre o negócio.

Além disso, você consegue analisar os processos internos e acompanhar os resultados alcançados. Ao avaliar a métrica de resultados, é possível tomar decisões mais corretas para o sucesso do negócio.

Portanto, o planejamento estratégico estruturado é a ferramenta certa para alavancar o negócio, melhorar a comunicação e sair na frente dos concorrentes. Gostou do nosso post? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e acompanhar mais dicas importantes! Estamos no Linkedin, Facebook, Instagram e Behance!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter