Construir uma carreira em marketing sólida e bem-sucedida é o sonho de qualquer profissional da área. No entanto, não basta apenas ter dedicação e aprimoramento constante de suas competências. É preciso planejamento estratégico, foco e autoconhecimento para o alcance de bons resultados e para um desenvolvimento profissional efetivo e seguro.

Outra estratégia para se destacar na área e fortalecer a carreira é apresentar importantes diferenciais, como experiência internacional, vivência em diversos setores — coordenação de produto, planejamento, pesquisa, comunicação, inteligência de mercado — e conhecimento em metodologias de design.

Esses processos inovadores utilizam diversos conceitos do design com o objetivo de produzir marcas mais fortes, estruturadas e que criem engajamento com os usuários. Confira, a seguir, 5 conhecimentos importantes para potencializar sua carreira em marketing!

1. Business Model Canvas

Essa ferramenta foi desenvolvida com o propósito de planejar e visualizar as principais funções de um novo negócio ou produto. Ela oferece uma visão flexível e abrangente do modelo de negócios, auxiliando os empreendedores nos processos de criação, personalização e inovação.

Essa metodologia permite que toda a ideia seja visualizada em uma única tela, não sendo mais necessário percorrer todo o documento para entender as diferentes estratégias definidas. É possível também visualizar o encaixe estratégico existente entre diversas áreas, de modo a aprimorar um modelo de negócio existente.

A ferramenta é composta por 4 etapas (o que, quem, como e quanto) que são divididas em 9 funções. Cada uma delas deve ser preenchida por post-its para facilitar o acréscimo, remoção ou reposicionamento das ideias.

2. Scrum

Essa metodologia ágil e interativa é ideal para gestão e planejamento de projetos de software, que são divididos em ciclos (chamados de sprints). A ferramenta é iniciada por um dono de produto que será responsável por representar o melhor interesse do usuário, o qual tem total autoridade para decidir o que vai fazer parte do produto final.

Essa pessoa fica encarregada de criar uma lista de tarefas com as exigências e necessidades desse produto e essa relação deve ter uma ordem de prioridade. O próximo passo é o Sprint, um período de tempo pré-determinado para que a equipe finalize o conjunto de tarefas.

As atualizações sobre o andamento do projeto são realizadas diariamente. O ciclo é encerrado com uma retrospectiva, na qual a equipe analisa o resultado final e discute maneiras de aperfeiçoar o próximo Sprint.

3. Design Thinking

Essa ferramenta de inovação para empreendedores foi idealizada com o objetivo de revolucionar a maneira de encontrar soluções criativas e revolucionárias para os problemas existentes, isto é, recursos focados nas reais necessidades do mercado e não em estimativas.

O Design Thinking consiste na tentativa de mapear e combinar as experiências culturais, as visões de mundo e os processos inseridos na vida dos usuários, com o objetivo de obter uma perspectiva mais completa na solução dos problemas.

As pessoas são incluídas no centro de desenvolvimento do produto. Dessa forma, é possível identificar melhor as verdadeiras barreiras e gerar alternativas viáveis para eliminá-las.

4. Extensible Design Methods

Essa metodologia permite que os usuários tenham total liberdade para seguir a ordem desejada para cada projeto. Com uma estrutura cíclica, é possível voltar ao ponto desejado quando quiser — ou precisar — e alterar o que for preciso.

A ferramenta segue basicamente 5 etapas: a exploração do problema (análises, pesquisas, estimativas), a geração de alternativas (reuniões construtivas, colaborativas e brainstorming), seleção (desenvolvimento das opções, evolução iterativa), avaliação das alternativas (análises e verificações) e descrição da solução (documentação e apresentação).

A XDM permite que o usuário mensure os resultados ao passar por cada etapa do processo.

5. Formação na área

Além do conhecimento das metodologias, outro aspecto essencial para o profissional que deseja atuar no segmento de marketing é ter uma formação de qualidade na área. O candidato também pode escolher um curso específico de gerenciamento, ou ainda, uma formação relacionada às estratégias e negócios. Assim, será possível alcançar resultados ainda melhores.

Com uma boa qualificação, aprimoramento das habilidades e conhecimento das metodologias de design é possível realizar processos mais inovadores em busca de marcas mais fortes no mercado.

Quer construir uma carreira em marketing bem-sucedida? Criatividade e inovação são fundamentais. Conheça técnicas para aplicar na sua empresa hoje mesmo.

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter