Uma marca é muito mais do que um logotipo, uma paleta de cores, um mascote ou uma tipografia personalizada. É a identidade visual e faz parte do pacote do branding que também inclui o nome, o slogan, o site, entre outros itens, mas principalmente, inclui o conceito de marca.

O conceito da marca é algo muito mais subjetivo e tem nele tudo que a representa e é representado por ela. Marcas com conceito bem definido não entregam apenas produtos ou serviços, entregam causas, emoções, sentimentos, ideais, ideias, propósito.

Você já se perguntou o que mais a sua marca entrega ao consumidor além dos produtos e serviços que vende? É nesta resposta que você achará o conceito de marca que levará a sua empresa a um novo nível. Para saber como encontrá-la continue conosco e faça uma ótima leitura!

Encontre diferenciais para seus produtos e serviços

Não é incomum encontrar, até mesmo no meio publicitário, pessoas que confundem slogan com conceito de marca ou diferencias com a promessa do produto.

O diferencial de um produto é aquilo que só ele pode afirmar, pois nenhum outro será capaz de entregar igual. Por exemplo, o sabonete Dove é o único que possui ¼ de leite hidratante que é o que o diferencia dos demais sabonetes. A hidratação, beleza, suavidade e maciez na pele são as promessas de benefícios causados por esse diferencial.

São essas promessas que o conceito de marca deve encontrar argumentos para defender. No caso da Dove ela faz isso muito bem, vendendo a real beleza, a partir do conceito de que todas as mulheres são bonitas a seu modo. A Dove não vende sabonete, ela vende beleza, e muito mais interior do que exterior.

Mais do que produtos de beleza, a Natura vende respeito ao meio ambiente, a sustentabilidade. Já a Harley Davidson não entrega apenas motocicletas com o ronco patenteado, ela vende estilo de vida, aventura. A Coca-Cola nunca vendeu refrigerante, o que ela oferece é na verdade a felicidade, a família. O Google não vende palavras-chave, ele é o próprio ideal da democratização da informação.

Percebeu como ficou muito mais fácil, a partir do diferencial de um produto se chegar ao conceito de marca?

Mantenha a consistência entre conceito de marca e as entregas que faz

As pessoas não compram o que você quer vender, mas o porquê você quer vender aquilo. De nada adianta sua marca ter um conceito superbacana e seu produto ou serviço não cumprir a promessa que ele carrega.

Voltando ao caso da Dove, as pessoas compram seus produtos por acreditarem no quanto a marca se preocupa em cuidar e preservar a beleza feminina por meio deles. Mas você já imaginou o que seria desse conceito tão lindo, se o sabonete Dove ressecasse a pele da consumidora ao invés de hidratar?

Alinhe a comunicação da empresa com o conceito de marca e com público-alvo

A comunicação da empresa é uma das principais ferramentas a serviço do branding, por isso, é necessário que ela carregue o DNA da marca, norteando todas as ações em todos os pontos de contato com seu cliente. É por meio da comunicação que se garante que a marca e seu conceito se tornem conhecidos do público-alvo. Mas lembre-se que isso também inclui proteger a marca, demonstrar o seu comprometimento com aquilo que defende e mantê-la alinhada aos interesses do mercado.

A comunicação também deve garantir que o público tenha a perfeita percepção da autenticidade dos valores da marca, da sua relevância para a vida das pessoas, do como se diferencia da concorrência, do porquê ela existe e como atenderá as expectativas do público.

Voltando ao exemplo da Dove, ela demonstrou seu conceito de marca com a real beleza, ao adotar no seu casting mulheres com diferentes formas de beleza, de diversas raças, tipos físicos, idades e culturas. Seria muito mais difícil esse alinhamento, se as garotas propaganda da marca seguissem a estética dita como padrão de beleza pela sociedade.

Agora que você já sabe o que é conceito de marca e como ele pode ajudar a sua empresa, que tal aprofundar-se ainda mais, entendendo como usar o design na definição de modelo de negócio e quais são as suas vantagens?

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter