A criação de marca é um passo necessário para a sobrevivência de qualquer negócio. Numa era em que o consumidor tem acesso a uma imensa variedade de produtos e pode se informar sobre eles com o toque de um dedo, o reconhecimento de marca é decisivo no momento da compra.

O processo de criação envolve bem mais do que o desenho do logotipo. Ele começa com a definição dos valores e sentimentos que a marca procura invocar. Depois de uma pesquisa para identificar o público-alvo do produto, esses dados passam para mãos da equipe de design e resultam em um manual — um documento que contém as várias formas em que a marca pode ou deve ser utilizada.

Com tantas variáveis para controlar, é fácil se sentir sobrecarregado. Por isso, preparamos algo para te ajudar, confira!

5 dicas para uma criação de marca excepcional

  • Faça uma pesquisa extensa antes de começar

Para que sua marca se conecte com o seu cliente, é preciso entender duas coisas: o seu posicionamento de mercado e o comportamento desse consumidor. Uma pesquisa profunda do mercado-alvo e do comprador pretendido é absolutamente necessária para que se chegue a um bom entendimento desses campos. Apenas um profissional qualificado pode garantir a precisão desses dados, que futuramente irão informar todas as etapas da criação.

  • Crie um briefing de criação de marca com todos os detalhes relevantes

O briefing é a maior ferramenta de comunicação entre designer e cliente. Aqui ficarão definidas todas as suas expectativas reais com o projeto. Ele servirá para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir, definirá o escopo e todos os prazos. Quaisquer informações relevantes devem estar presentes no briefing, já que ele é o documento definidor do projeto.

  • Escolha o nome com muito cuidado

escolha do nome da marca deve refletir as qualidades que você quer que ela represente, a fim de atrair o seu cliente. Escolha um que se adeque ao perfil dele, seja simples e de fácil reconhecimento. Um nome original também é imprescindível, pois você não quer confundir possíveis clientes ou encontrar problemas na hora de registrar sua marca. Mais um motivo para se fazer uma pesquisa profunda antes de iniciar o processo de criação.

  • Tenha atenção com a tipografia e a paleta de cores

O uso das cores é a primeira coisa a impactar o possível cliente quando ele interage com a marca. As paletas escolhidas ajudam a transmitir as ideias, valores e sentimentos associados à ela; a tipografia ajuda a consolidar esses sentidos e agrega ainda mais. Por isso, um especialista em design de marcas, profissional que entende como esses elementos afetam o comportamento do consumidor, é essencial na criação da marca.

  • Não esqueça de manter a coerência com a identidade visual

Para que sua marca seja reconhecida e, mais que isso, bem lembrada pelos consumidores, a identidade visual deve ser coerente com o que ela representa. Seus valores e personalidade devem ser apresentados claramente, sem espaço para outras interpretações. Além disso, ela deve ser consistente em todas as mídias que apareça: do seu site ao uniforme dos seus funcionários.

Ajuda profissional é imprescindível

Com tantas coisas para se preocupar com a criação de marca, um parceiro pode ser exatamente aquilo que você está procurando. Para esse tipo de empreitada, apenas um profissional pode oferecer ajuda de verdade.

Se achar que o Grupo Criativo pode ser esse parceiro, entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar você e sua empresa!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter