O design vai muito além da estética: ele é, principalmente, função — ou seja, a solução de um problema. E é exatamente aí que está a importância do conceito no design. A ideia é que ele entenda o objetivo e o traduza em forma de valor para o cliente.

Um design sem conceito pode se perder do principal objetivo e acabar sem função. Dessa forma, mesmo que seja belo, ela não vai servir nem como peça de arte: como a função da arte é a expressão, se o design não expressa nada, nem arte ele é.

Por isso, é fundamental que o designer entenda a importância de criar um conceito para o design. Para entender melhor essa premissa, continue a leitura deste post!

Por que o design precisa partir de um conceito?

O design, mais do que representar uma estética, deve ser funcional. Antes da criação de uma peça — que pode ser gráfica, um produto, um serviço, um ambiente ou um processo — é preciso entender para que ela deve servir.

Se é um logo ou catálogo, o que ele precisa comunicar? Se é um produto, serviço ou processo, que problema vai resolver? É somente a partir das respostas a essas perguntas que se pode criar um conceito e saber qual caminho seguir.

Qual a importância do conceito no sucesso do design?

O conceito faz parte do planejamento da peça. Por isso, na prática, é ele que garante o sucesso do design de produtos, serviços, marcas e ambientes. Isso porque é o conceito quem aponta a direção a ser seguida para que os objetivos do projeto sejam atingidos.

Como o conceito afeta a percepção do cliente?

Um logo sozinho pode ser abstrato e pouco, mas a comunicação (imagens, cores, formas, tipografia, chamadas de texto e outros) deve ajudar a contar a história da marca. Para que isso ocorra, é necessário que todos os elementos sigam o mesmo conceito.

Além disso, quando ele é bem construído antes do desenvolvimento da identidade visual, ela apresenta a função da empresa que representa em todos os elementos. Com isso, transmite muito mais rapidamente a mensagem da marca e seu posicionamento.

Um bom exemplo é o logo da Fedex: ele mostra a encomenda direcionada pela seta escondida entre as letras E e X. Outro logo interessante é o da Amazon: uma pequena seta amarela — que lembra um sorriso — liga as letras A e Z para mostrar a diversidade de produtos oferecidos pela empresa.

Isso quer dizer que o design concebido a partir de um conceito oferece muito mais valor ao cliente, já que torna a percepção da utilidade do produto da empresa muito mais intuitiva. Por isso, tenha sempre em mente que, para um projeto de design chegar ao resultado esperado, é necessário iniciá-lo pelo conceito.

Ficou clara a importância do conceito no design? Então, deixe seu comentário e conte para a gente como isso pode afetar as escolhas de comunicação da sua empresa ou aproveite para expor suas dúvidas sobre o assunto.

Quer receber nossas novidades?

Cadastre-se para receber nossa newsletter.