O projeto desenvolvido em parceria com a Docile surgiu da necessidade de organizar o trade e todo o leque de materiais de MPDV da Marca, de forma a atender os mais variados pontos de contato dos consumidores (B2B e B2C). Para isso, utilizamos as ferramentas do Macrodesign e elaboramos as estratégias para atingir os objetivos do projeto. As etapas de Contextualização e Pesquisa foram essenciais para que pudéssemos imergir no contexto da Marca e avançarmos às etapas de Ideação, Validação e Entrega, desenvolvendo materiais estratégicos para o trade.

Iniciamos todo o enxoval de produtos de MPDV da Docile com uma profunda pesquisa de campo. Visitamos 48 pontos de venda, em 03 estados do Brasil (RS, RJ e SP). Com isso, buscamos encontrar o maior número possível de informações-chave e insights sobre todos os contextos que permeiam o Varejo Doceiro, Atacados Especialistas, Casas de Festas, Distribuidores.

Após a etapa de Pesquisa de Campo, coleta e refinamento dos insights gerados, iniciamos a Análise Pós-campo, para buscar a compreensão de como cada produto Docile irá atuar e como investir nos diferentes canais.

A etapa seguinte consistiu em desenvolver um Canal de Personas, buscando compreender as necessidades, motivações, preocupações, dores e angústias de cada empreendedor e dono de negócio que atua no segmento de doces.

Neste mapa, é possível prever locais de alto fluxo que não são tão disputados por outras marcas. Desta forma, montamos estratégias de ponto extra com fácil negociação com o PDV.

Juntamente com nosso trabalho, um novo branding estava sendo desenvolvido e participamos também na comunicação para os parceiros estratégicos, criando um kit degustação, apresentando a marca e seus lançamentos.

Em nossa rota de campo notamos que a “degustação é uma ação importante na conversão de vendas. Por isso decidimos apostar em um elemento que aprimorasse a experiência neste processo, tanto do consumidor quanto do promotor de vendas.