Baristo é uma empresa de café do sul do Brasil, presente principalmente nos pontos de venda de pólos universitários. Além de prezar pela qualidade dos produtos e satisfação dos consumidores, a marca sempre buscou proporcionar momentos de descontração durante o consumo de suas bebidas, se comunicando de forma irreverente. Ao iniciar este projeto, foram selecionados ferramentas do nosso método Macrodesign.

Feita uma análise da marca e de seus materiais de comunicação, percebeu-se que o copo utilizado para servir o café se tratava de um ponto de contato chave com o consumidor. A fim de expandir mercados e amadurecer a comunicação da empresa, o Grupo Criativo reconheceu o status de ícone do copo e o transformou em um personagem, tornando a comunicação mais próxima e descontraída. Ao dar vida ao copo, se reforça o conceito de interação, além de representar os produtos e os valores da empresa.

Para intensificar ainda mais a relação com o público-alvo jovem nas redes sociais, a já existente hashtag #momentobaristo foi transformada em descubra seu #momentobaristo e seis novos copos foram criados, cada um representando humores já consolidados na linguagem virtual dos emojis. Além dessa estratégia, o mascote interage com o ambiente ao seu redor nas embalagens e demais materiais de PDV desenvolvidos.