A Orbe é uma empresa brasileira com uma grande variedade de produtos e soluções em transportes. O Grupo Criativo teve o desafio de auxiliar a Orbe no desenvolvimento de uma solução para o entretenimento individual de cada passageiro: – Um mix entre o carregador de celular e rádio, inserido diretamente no assento do passageiro em ônibus de viagem.

Antes de projetar a interface de áudio, foram levantados os problemas e necessidades dos usuários em soluções já existentes no mercado. Alguns dos problemas estavam na dificuldade de enxergar o aparelho à noite, na possibilidade de furto das peças e na falta de intuitividade do uso do produto. Porém, o principal problema no uso estava na quebra dos carregadores dos celulares ao utilizar o aparelho.

Visto esses problemas, o Grupo Criativo usou algumas ferramentas para chegar em soluções que auxiliassem os usuários. Uma análise ergonômica das melhores posições de uso foi feita para identificar em quais posições o carregador se rompia ao utilizar o aparelho. Nesta análise identificamos que a posição de uso do carregador e do fone de ouvido seriam melhores se fossem em lugares distintos, e que cada ônibus de viagem teria um local mais apropriado para instalação do produto.

A etapa de Geração de Ideias foi onde a equipe de design buscou traduzir as informações coletadas nas pesquisas em forma de sketches rápidos e objetivos. A linguagem seguida para o produto foi desenvolvida através de uma pesquisa de referências de produtos que por sua vez gerou diferentes painéis visuais usados para refinar os sketches iniciais até a definição formal do produto. O Sistema Evo é composto por diversas peças entre o carro (corpo do Evo junto à roldana), trilho, suportes de parede e guia para a porta, onde todos foram desenhados exclusivamente para este projeto utilizando ferramentas de modelagem 3D.