Você já percebeu que o consumidor tem um novo comportamento com as marcas? Há uma relação de mais proximidade e intimidade, e as empresas que surgem, rapidamente, passam a fazer parte do dia a dia das pessoas. A Uber, por exemplo, foi fundada em 2009 em São Francisco, com a proposta inicial de ser um “taxi de luxo”. A ideia foi tão boa que o serviço inovou o mercado de motoristas particulares e hoje está presente em mais de 200 países.

O sucesso da Uber se deve, principalmente, à ascensão da tecnologia e à rápida circulação de informação, que permitiu que as empresas inovassem cada vez mais, seja na prestação dos seus serviços ou mesmo no engajamento dos seus públicos, que estão mais exigentes e conectados.

Entretanto, é preciso entender que produtos/serviços revolucionários, ou mesmo a tecnologia por si só, não fazem uma marca ser inovadora. Além disso, é necessário passar por um realinhamento de postura da empresa perante o mercado e o consumidor.

A seguir vamos mostrar os aspectos fundamentais para quem deseja conquistar a inovação de marca. Confira!

Transparência nas ações

Com a tecnologia e a internet cada vez mais presentes no cotidiano, a comunicação com as pessoas foi facilitada e também se tornou imprescindível para que as empresas alcancem o sucesso.

Os aplicativos, por exemplo, são uma tendência do mercado, que normalmente solicitam o compartilhamento de dados pessoais do usuário para funcionar em um dispositivo móvel. A falta de conhecimento e transparência sobre o que as empresas fazem e como essas informações são utilizadas faz com que muitos optem por não utilizar essas tecnologias.

Desse modo, a única maneira de convencer esse público é investindo em uma comunicação inovadora e em um relacionamento mais claro e próximo do cliente para passar confiança e credibilidade.

Diferenciação dos concorrentes

Grande parte das empresas apostam em se destacar da concorrência com pequenas alterações de uma mesma versão de um produto: mais rápido, mais barato, maior, menor etc. O problema é que isso não é o suficiente, já que a maioria das marcas considera as tendências do mercado, fazendo com que todas vão para o mesmo caminho na busca pela inovação.

Mais uma vez, uma das soluções para se diferenciar dos concorrentes é com o atendimento e relacionamento direto com o cliente. Conhecer muito bem o público, entender suas necessidades e trabalhar de forma que o consumidor sinta que seu problema foi solucionado — como se a empresa desenvolvesse seus produtos/serviços pensando exclusivamente nele —, é essencial para inovar.

Recomendação de amigos

A famosa propaganda “boca a boca” é bem antiga, mas ainda hoje essas recomendações são muito importantes. Isso porque com a internet, as relações interpessoais passaram a ter um alcance muito maior com redes sociais, fóruns, mecanismos de busca, entre outras ferramentas.

Com isso, as empresas estão inovando em suas estratégias com o objetivo de conquistar evangelizadores de suas marcas, termo que se refere a clientes que amam e disseminam a adoração indicando a empresa.

Algumas práticas utilizadas são o relacionamento aberto e solícito com o consumidor, disponibilização de ofertas exclusivas, criação de conteúdos úteis que envolvam o público e outras ações que incentivem os usuários a falarem de maneira positiva sobre uma marca.

Design estratégico

O design estratégico de uma organização está diretamente ligado na parte gráfica e também na identificação e posicionamento da marca.

Em outras palavras, traduz a personalidade da empresa e os valores transmitidos para o público. De nada adianta ter bons produtos e serviços, se a mensagem transmitida não é interessante ou atrativa.

Um bom exemplo é a Natura, empresa brasileira que inovou nos últimos anos, focando não apenas na qualidade dos seus produtos, mas também na postura politicamente correta em relação ao meio ambiente. Desde o seu design até suas ações internas são direcionadas para o desenvolvimento humano e sustentável, sempre transmitindo isso ao consumidor.

Gostou do conteúdo? Quer receber mais dicas sobre inovação de marca? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão no seu e-mail!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter