Começar a investir em um novo serviço ou produto é, certamente, uma decisão difícil para qualquer negócio. Afinal, oferecer algo de real valor aos consumidores exige muita segurança — mesmo que inúmeras incertezas e problemas possam aparecer, passando a impressão de que sempre pode surgir uma ideia melhor.

Justamente para ajudar os empreendedores que ainda não sabem como lançar um material de alta qualidade, que conte com muita criatividade e desperte o interesse dos consumidores, trouxemos aqui algumas dicas práticas.

Veremos também qual é a importância do lançamento de produto. Interessado? Então continue lendo e confira!

Qual é a importância de contar com a criatividade e inovação no lançamento de produto?

Sempre que se fala em lançar um novo produto de forma impactante, é impossível não lembrarmos de marcas como Microsoft, Sony ou Apple, que quando lançam novos projetos passam meses instigando a curiosidade e o desejo dos seus consumidores.

As filas para compra durante esses lançamentos são sempre enormes, não importando os preços. E não à toa: essas empresas sabem a importância de instigar a emoção e as expectativas dos clientes com produtos inovadores, conquistando fãs por onde passam.

Saber relacionar criatividade e inovação ao desenvolver o lançamento de um novo material é essencial para que ele possua êxito e ganhe espaço na mente dos consumidores. Basta observar o caso dessas grandes empresas para perceber.

Vale lembrar, no entanto, que não será da noite para o dia que a sua marca e os seus produtos se tornarão tamanho objeto de desejo. É necessário pesquisar e trabalhar bastante nessa etapa, com dedicação e investimentos estratégicos.

Como incorporar esses aspectos no lançamento de um produto?

Agora que você já entendeu a importância da inovação para lançar bem um produto, é hora de ver como fazer isso na prática, certo? Vejamos, então, algumas dicas:

Realize pesquisas

Alguns projetos são desenvolvidos sem nenhuma demanda prévia, mas acabam sendo bem recebidos ao serem lançados. A primeira máquina de fotografia é um exemplo disso, sendo muito vendida até os dias de hoje.

Contudo, descobrir quais serviços ou produtos podem dar certo do zero é algo muito complicado e arriscado. O ideal, portanto, é desenvolver projetos sempre baseados em uma demanda latente — não só para aumentar as suas chances de sucesso, mas também as expectativas no seu marketing.

Para acertar nisso, realize pesquisas e analise o mercado. Procure algum problema que as pessoas já têm e que será resolvido pelo que você oferecer de forma inovadora, como nenhum concorrente pensou anteriormente. Comece pesquisando por pontos como:

  • sua concorrência;
  • análise do SWOT;
  • preço;
  • público-alvo;
  • demandas e problemas cadentes;
  • tendências de consumo e comportamento.

Com esses dados levantados, você poderá desenvolver ações que vão lhe auxiliar na hora de criar um lançamento de produto mais autêntico!

Crie uma estratégia para o lançamento

Depois de realizar a sua pesquisa, decida de qual forma você vai atrair o seu público. Pense em estratégias de pré-lançamento para chamar a atenção dos seus consumidores para o que vai ser lançado utilizando de meios criativos.

Não existe uma fórmula aqui — é preciso criar uma estratégia que esteja de acordo com a sua marca e os seus clientes. Se o seu público for composto por pessoas jovens, por exemplo, entre 15 e 25 anos, pode ser eficaz um lançamento em plataformas on-line, utilizando símbolos e ações mais “descoladas”.

Aposte nas redes sociais

Após criar o seu pré-lançamento, é fundamental divulgar bem o seu produto ou serviços nas mídias sociais, pensando em como impactar as emoções dos consumidores para aumentar a consideração deles pela a sua marca.

Sempre usando a criatividade, conte também com outros meios de divulgação, como:

  • eventos;
  • influenciadores;
  • ações de engajamento;
  • anúncios impressos.

Decida qual é o seu público e como eles utilizam as redes sociais. Então, crie um ambiente de animação — com surpresas, suspenses ou amostras — tanto virtual como em meios físicos, para desenvolver uma empolgação entre os clientes e a sua equipe.

Enfim, com estas dicas, você certamente conseguirá obter mais sucesso nos seus lançamentos de produtos e alcançar o reconhecimento que tanto almeja!

Agora você entende a importância de usar a criatividade para o lançamento de produto, certo? Gostou do nosso artigo? Então aproveite para conferir também como desenvolver a inovação em um negócio!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter