É o nosso método.

Uma visão sistêmica, baseado em informação, criatividade, cruzamento de dados, imersão e trabalho de campo.

O que é
Macrodesign®.

É o método próprio desenvolvido pelo Grupo Criativo capaz de potencializar seu negócio de forma estruturada e simples. Atividades sequenciais e sistêmicas: Planejamento, Contexto, Pesquisa criativa, Ideação, Validação e Lançamento. Atua na construção das etapas de trabalho e também no treinamento e preparação de toda a equipe envolvida, desenvolvendo a cultura inovadora da empresa baseada em ferramentas do design.

Etapas do processo.

DESIGN NÃO TEM BRIEFING.

Nesta fase são alinhados os objetivos e metas do trabalho a ser realizado e descobrimos em conjunto com o cliente o real problema a ser trabalhado. É durante essa etapa que é definido o escopo de trabalho, os prazos das entregas, as expectativas do cliente, resultados esperados e potencial do projeto. Normalmente, o planejamento do novo negócio está diretamente relacionado com o planejamento estratégico da empresa. Um bom alinhamento desde o princípio facilita e organiza o trabalho, trazendo no final os melhores resultados possíveis.

Troque a surpresa do final, pela certeza do caminho.

SE O MUNDO MUDA, TEMOS QUE ESTAR ATENTOS.

Nesta fase que os objetivos levantados no planejamento são colocados dentro do universo do projeto. Isso significa fazer um levantamento minucioso sobre as fatias de mercado em que o produto ou negócio se posiciona, sobre as micro e macro tendências desse segmento e preparar hipóteses para pesquisas mais aprofundadas. Na contextualização, são checadas todas as variantes que podem afetar o desenvolvimento da ideia e o resultado final esperado.

Seja adaptável ao contexto do mundo.

PESQUISAR É BOM, MAS ANALISAR A PESQUISA É MELHOR AINDA.

A etapa de pesquisa é responsável por identificar junto ao público-alvo como será a aceitação desse novo projeto. É preciso observar como sua audiência interpretaria a ideia se fosse lançada hoje e também imaginar como será o mercado para essa inovação em um futuro próximo. A pesquisa envolve tanto ações online quanto um trabalho de campo, com contato direto com consumidores típicos do seu negócio.

Usamos a pesquisa como um filtro de projeto e não como base de decisão.

IDEAÇÃO É DIFERENTE DE CRIAÇÃO. PRIMEIRO DEFINIMOS AS ROTAS DE PROJETO.

É na ideação que o projeto começa a ganhar forma. Todas as informações levantadas nas etapas anteriores são trazidas à mesa e um projeto começa a ser desenvolvido, buscando atender aos objetivos do cliente e respeitando a aceitação pré-determinada pelo mercado. Essa parte costuma ser a que ocupa o maior tempo no cronograma do projeto, dado o fato de que essa fase é o embrião do novo negócio que está surgindo.

Ideias + Conceitos + Alternativas = Ideação
Desenvolvimento = Criação

TESTE ANTES DE LANÇAR NO MERCADO. É MAIS BARATO.

Um protótipo é o embrião do novo negócio que está surgindo. Uma vez que o protótipo atenda aos requisitos do mercado ele será aprimorado para virar o produto final. É por esse motivo que essa primeira versão já deve contar com as características chave do projeto e não ser apenas enxergado como tentativa e erro. Alinhe todas as etapas do processo com sus equipe, o consenso e a aceitação interna também são relevantes para o sucesso.

Teste produtos, teste lojas piloto e teste marcas, sempre.

SE NÃO É VISTO, NÃO EXISTE.

Com o projeto validado, você precisa divulgá-lo para os seus consumidores. Se essa divulgação não for bem-feita ou se não for feita nos canais corretos, todo o seu trabalho poderá ter sido em vão. É importante que você saiba como e por onde se comunicar com sua persona e, com isso, ter a melhor estratégia de comunicação.

Todo mundo é muita gente. Foque no seu público.

GC design C.A.R.D.S.

Gamifica o processo de design e cria interações de uma forma fácil e dinâmica.