Quando você instala um aparelho na sua casa, a primeira coisa que faz é ler o manual para saber o local correto de inserção dos fios, as configurações gerais e as posições corretas de cada item, certo?

Em situações nas quais lidamos com uma marca, a história é a mesma. De nada adianta tentar criar uma boa imagem sem saber como. As chances de cometer erros crescem consideravelmente se não realizarmos checagens ao manual.

Sendo assim, trouxemos algumas informações essenciais sobre manual de marca que você deve saber quando for desenvolver ou aprimorar a sua. Confira!

Do que se trata o manual de marca?

Esse manual serve para orientar o uso e as formas de aplicação de todos os elementos visuais que estão presente na sua empresa.

Nesse instrumento, descreve-se tudo que estiver relacionado com o seu trabalho, como as fontes utilizadas e o tamanho da logo, as cores para os materiais da web, gráficos, iconografia, modo de aplicação, posicionamento, entre outras inúmeras funções.

O manual de marca tem como finalidade a proposta de orientar os profissionais quando forem desenvolver seus materiais visuais de comunicação. É praticamente uma bíblia da sua empresa.

Ademais, ele não é feito aleatoriamente de acordo com preferências pessoais: precisa ser pensado em base de pesquisas e informações do seu segmento, público-alvo, concorrentes etc.

Normalmente, o manual de marca é composto por:

  • conceito;
  • grade construtiva;
  • padrão tipográfico;
  • versões da marca;
  • aplicações da identidade;
  • reduções mínimas;
  • áreas de não-interferência ou proteção;
  • versão da marca monocromática;
  • versão em negativo e em fundos escuros ou coloridos;
  • assinaturas;
  • padrão cromático.

Qual a importância dele?

Agora que você entende mais sobre o manual de marca, saiba alguma das contribuições mais importantes que ele acarreta para o seu negócio. Confira alguns motivos:

Evita erros e acarreta em credibilidade

Como qualquer manual, esse também possui a função de guiar os responsáveis para construir ou desenvolver algum projeto. Isto é, contar com ele ajuda a evitar erros, além de reforçar a credibilidade que a marca possui.

Por exemplo, quando os consumidores observam um anúncio na internet e percebem que o logo não conta com formas e cores corretas, eles certamente criam dúvidas em relação à qualidade e credibilidade daquela marca.

Sendo assim, com o manual você não apenas encontra as orientações corretas para apresentar visualmente o seu trabalho como também é orientado para caminhos sem grandes erros, aumentando a transmissão de qualidade para os usuários.

Constrói a reputação da empresa

Ao criar uma nova identidade para a sua companhia, é preciso também desenvolver o manual. Com esse instrumento, você consegue garantir para a marca um alinhamento dos futuros projetos e materiais que estarão em contato com os consumidores, tratando-os da forma mais coerente possível.

É no manual que constam os dados capazes de interferir na percepção das pessoas acerca do seu trabalho. Saber definir as fontes, cores, posições e outros elementos na sua identidade pode aumentar o valor da empresa na mente dos clientes.

Facilita o reconhecimento do público-alvo

Sem dúvidas, você já olhou para uma embalagem e na hora soube de qual empresa era, antes mesmo de ler seu nome. Ppara que se consiga esse nível de identificação, é preciso um trabalho de anos muito bem construído. Esse tipo de situação é nada mais que fruto de um manual bem aplicado.

Também observamos o caso contrário, no qual na ausência de um manual satisfatório, o público identifica os erros em segundos. Com a aplicação das orientações ligadas à sua capacidade de padronizar corretamente o uso da identidade, você eleva o reconhecimento e a identificação do público com sua corporação.

Agora que entende mais acerca do manual de marca e como ele influencia na sua identidade visual, não deixe de contar com as novas informações para otimizar o trabalho!

Gostou do nosso artigo? Então continue conosco e saiba como transmitir o conceito da marca no seu posicionamento de mercado!

Quer receber nossas novidades?

Cadastre-se para receber nossa newsletter.