O planejamento estratégico pode causar um impacto positivo no seu empreendimento e gerar vantagens competitivas. Entretanto, esse modo de planejamento deve ser elaborado com muito cuidado e atenção, seguindo ordens de análise concretas para a estratégia da sua empresa.

Caso contrário, o seu planejamento pode falhar, acabando por gastar o tempo da sua equipe e gestores, além de não chegar aos resultados esperados.

Pensando nisso, preparamos este artigo para auxiliar no planejamento estratégico da sua empresa e como aplicá-lo devidamente. Confira!

Motivos que fazem o planejamento estratégico falhar

Muitos que trabalham com o planejamento estratégico acabam ignorando a realização do diagnóstico de organização, o que é muito importante na hora de identificar quais são os objetivos elaborados e se estão ou não em conforme com a organização geral.

Sem esse diagnóstico, muitos problemas acabam sendo apenas descobertos durante a execução do plano.

Não só o diagnóstico, mas planejar o gerenciamento da sua estratégia também ajuda nas organizações da sua empresa.

Planejar a sua gerência significa que não só vai cumprir com o seu papel habitual na estratégia, como também desenvolver objetivos, metas, indicadores e iniciativas mais precisas. Sem um plano de gerência, a sua organização pode não gerenciar de maneira satisfatória.

Contudo, tudo tem seu devido momento. Fazer um planejamento com muita antecedência sem considerar o contexto do mercado brasileiro pode ser prejudicial para o seu planejamento.

Agora que entende os motivos para a falha do seu planejamento, saiba o que você deve fazer nessa situação!

O que fazer para evitar e identificar esses erros?

Muitos especialistas concordam que o aperfeiçoamento dos processos não tem um fim. Porém, apontam que existem algumas medidas que são capazes de propiciar ganhos em meio a tantos problemas dentro da empresa, como:

  • desenvolver um modelo de execução;
  • escolher o parâmetro de medição mais adequado;
  • não esquecer dos planos;
  • avaliar constantemente o desempenho;
  • se comunicar.

Ademais, é preciso pensar fora do habitual. Se faz necessário a cada momento pensar fora da sua área de aplicação para, assim, cobrir áreas maiores em que há possibilidade de surgir falhas, além de saber como agir em cada situação. Dessa forma, os erros não vão tomar proporções maiores no seu negócio.

Entendendo isso, tenha conhecimento de alguns erros muitos comuns que você pode evitar!

Erros comuns que você deve evitar em seu planejamento estratégico

São diversos os erros tomados para a falha de um planejamento. Contudo, vale ressaltar os mais comuns a fim de não os cometer novamente:

1. Erro na definição dos objetivos

Um dos primeiros passos do planejamento é entender a empresa no contexto atual. Caso não o faça, você terá dificuldades de definir seus objetivos estratégicos e socioeconômicos alinhadamente — como as metas e as formas de alcançar os resultados.

2. Falhas na comunicação do planejamento

O time que desenvolve o planejamento deve estar trabalhando em conjunto para, no fim, juntar os resultados. Se isso não ocorrer, o seu planejamento estratégico pode ser feito em cima de informações mal elaboradas ou equivocadas.

3. Erro nos cálculos

Para implantar os resultados do planejamento, é preciso tomar cuidado com os custos e seu orçamento, sendo financeiros, estruturais ou humanos. Do contrário, se os seus planos não couberem dentro da sua receita, isso pode atrapalhar suas ações.

4. Falta nas prioridades

Como já diz o nome, esse planejamento é estratégico. Dessa forma, é essencial que sejam impostas suas prioridades. É preciso ter foco no que é mais importante para sua empresa, a fim de não desperdiçar o tempo e os recursos.

5. Não envolver a equipe

Todos os planos e objetivos devem ser informados a toda a sua equipe e interessados para obter o melhor alinhamento possível, pois, quanto mais colaboradores entenderem seu planejamento, seus planos e estratégias e se motivarem, maiores são as chances de sair do papel. Do contrário, não passará somente de um sonho sem nenhum apoio.

Portanto, entender quais são os motivos das falhas no planejamento estratégico e como resolver essa problemática já não é mais um empecilho para você. Agora, você tem em mãos o material ideal para otimizar a sua empresa.

Gostou do nosso artigo? Então, leia mais e saiba como o design de experiência pode gerar vivências inovadoras!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter