Que os impactos das atividades corporativas no meio ambiente se tornaram uma preocupação global já não é mais novidade para ninguém. Mas você já parou para pensar em como o design sustentável pode valorizar ou denegrir a sua marca?

O conceito de ecodesign é pautado em três princípios básicos, também conhecidos como “3 Rs”, que são: reutilização, reciclagem e redução. Tais princípios têm como principal objetivo atender às necessidades de consumo da sociedade, porém, respeitando os limites da preservação ambiental.

Para entender melhor como aplicar cada um deles na sua empresa e, ainda, como essa mudança de atitude pode agregar valor à sua marca, criamos este post, que vai explicar exatamente como tudo isso funciona. Confira!

O que significa cada princípio do design sustentável?

Reutilização

O princípio da reutilização é o que recomenda a fabricação de peças de substituição que possam ser reutilizadas, como as baterias recarregáveis ou os vasilhames de bebidas retornáveis.

Reciclagem

A reciclagem é o princípio mais conhecido de todos, e é bem parecido com a da reutilização, porém, com a sutil diferença de que o material será reutilizado para uma finalidade diferente daquela para a qual foi concebido originalmente. Como acontece com as latinhas de alumínio e as caixas de papelão.

Redução

Já o princípio da redução diz respeito a escolha de materiais que demandem menos recursos naturais na sua fabricação, que sejam não-tóxicos, menos poluentes e facilmente renováveis.

De que modo o ecodesign agrega valor à uma marca?

O tempo em que o consumidor só se preocupava com os benefícios trazidos por um produto a ele mesmo, já não existe mais. Interfere na decisão de compra das pessoas, quando elas entendem que aquele artigo prejudicou o meio ambiente ou fez mal a outros seres humanos. Basta lembrar dos boicotes a marcas que utilizavam mão de obra escrava.

Na outra face dessa mesma moeda, empresas que se preocupam em oferecer produtos que não somente preservem o meio ambiente, mas ajudem a recuperá-lo, vendem com muito mais facilidade — e até por preços acima dos praticados pelas empresas que não têm essa preocupação.

Como criar projetos de design sustentável?

Na hora de criar e implantar projetos de ecodesign, é muito importante que se tenha atenção a alguns pontos-chave, como a integração do conceito de sustentabilidade na cultura organizacional e, consequente, o envolvimento de toda a equipe no compromisso com o meio ambiente.

Nesse contexto, é necessário que haja a conscientização sobre a necessidade de economia e reaproveitamento de recursos não apenas na concepção de novos produtos, mas também no dia a dia da corporação, evitando os desperdícios.

Além disso, também é muito importante que se avalie a origem dos recursos que serão utilizados tanto para o consumo dos colaboradores, quanto nos processos de produção e manutenção dos produtos da empresa.

Como você pôde constatar, o design sustentável é fundamental não somente para manter a boa reputação de uma marca, mas, principalmente, para preservar o planeta que deixaremos para as futuras gerações.

E agora que você já sabe como o ecodesign é importante, que tal entender melhor como a ambientação influencia o comportamento e o consumo?

Quer receber nossas novidades?

Cadastre-se para receber nossa newsletter.