Como o design estratégico otimiza o modelo de negócios?

Você chefia um setor de marketing, está constantemente em movimento e se esforça tanto para resolver problemas que acaba se sobrecarregando? Está na hora de dar uma pausa nessa correria e pensar em como entregar resultados de uma forma mais fluida e aperfeiçoada.

Se é preciso desdobrar-se tanto para fazer suas estratégias funcionarem, pode ser que o modelo do negócio esteja necessitando de uma repaginada. Porém, não adianta tomar a frente de mais essa tarefa e somá-la à sua lista de afazeres. Quando o assunto é redesenhar um planejamento, o design estratégico pode ser um grande parceiro para auxiliar você.

Neste post, você vai conferir as vantagens do investimento em design estratégico. Prepare-se para entender como ele colabora para o crescimento de uma empresa por meio de inovação não só no design de produtos e serviços, mas em seus demais setores. Vamos lá?

O papel do design estratégico

Você se lembra daquela definição bem conhecida no mercado criativo de que o design é o grande responsável por unir funcionalidade e estética em uma criação? Essa premissa continua sendo importante.

Afinal, quando o design é pensado e realizado com qualidade, permite que a aparência de uma invenção seja agradável. Isso ocorre na mesma medida em que sua performance mostra-se ideal ao usuário.

Branding

Porém, o design se desenvolveu muito ao longo dos anos e, hoje, ocupa uma posição cada vez mais presente não só no setor de marketing, mas também nos alicerces de um negócio. Um dos primeiros indicadores desse fato é o branding, por exemplo, que envolve a construção de uma marca.

Um bom branding garante que a empresa seja uma referência de mercado. Isso se dá tanto no sentido de marca enquanto logotipo, cores, formas, símbolos, produtos e serviços como no estilo de vida que é vendido por ela.

Por meio da construção dessa identidade, o branding é, então, capaz de fazer com que as pessoas criem uma identificação afetiva com a marca. Sem dúvidas, você já conhece a importância dessa conexão para o sucesso de uma companhia.

Otimização de processos

Ainda assim, já parou para analisar o quanto o design tem atuado de outras formas extremamente relevantes? Seu mais novo recurso é a capacidade de otimizar os processos de uma organização em diversas medidas, trazendo benefícios provavelmente nunca antes esperados.

Esse novo formato é o que se chama de design estratégico. Por meio do conhecimento das práticas que constituem tal estratégia, uma empresa pode encontrar elucidações muito mais objetivas e refinadas para os problemas tanto do negócio quanto do público-alvo. Isso é possível porque o design estratégico é composto por:

  • propostas criativas de soluções para problemas;
  • maneiras sistêmicas de coordenar atividades;
  • bagagem cultural e artística.

Aplicando os métodos de design estratégico, os benefícios gerados podem variar entre adquirir um diferencial de mercado para o negócio e reduzir os custos de seus processos. Fique ligado no tópico seguinte, em que conversaremos mais profundamente sobre o tema.

A relação entre o design e o modelo de negócios

O modelo de negócios é uma ferramenta indispensável para fazer um empreendimento manter-se relevante, concorda? Geralmente, ele contém a descrição do cliente, o que é valorizado pelo público-alvo e a estratégia usada pela empresa para gerar esse valor com um bom custo-benefício. Sendo assim, o documento aponta:

  • o produto ou serviço que vai propor valor para o cliente;
  • as atividades e os recursos necessários para sua produção/realização;
  • um exame do público-alvo;
  • os canais e as formas pelas quais a marca se relacionará com o cliente;
  • os custos e as receitas necessárias para a sustentabilidade e o crescimento do negócio.

É exatamente por isso que é preciso checá-lo periodicamente e diagnosticar se o modelo atual está impedindo a equipe de promover inovação — ou se o público a está encontrando em outras empresas.

A inovação, por sua vez, faz parte da definição do design estratégico e é um de seus principais objetivos. A capacidade que essa ferramenta tem de possibilitar a criação de soluções cada vez mais aprimoradas e personalizadas é indispensável para a salubridade de todo empreendimento.

Experiência positiva do público

Você sabia que as novas práticas do design priorizam proporcionar uma experiência positiva para o usuário? Para conseguir êxito, porém, essas atividades são realizadas por meio de técnicas de prototipação e experimentação, capazes de validar ideias antes mesmo de ser necessário fazer grandes investimentos.

Desta forma, é possível não só garantir que a solução gerada atenda a todas as demandas necessárias, mas também que você seja capaz de entregá-la de uma maneira muito mais otimizada. Parece utópico? Acredite, é verdadeiramente palpável.

O ponto de partida dos métodos que permitem realizar essa façanha, por exemplo, é geralmente focado numa imersão profunda no universo do público-alvo, para conhecer seus anseios, suas crenças, suas necessidades e seu lifestyle. Aliado a isso, também está a pesquisa de apuração da concorrência.

Esses alicerces permitem que o plano de negócios seja atualizado de maneira a garantir a otimização do valor da marca. Por meio da aplicação do branding e de técnicas atualizadas de marketing, é possível aproximá-la do público de uma forma mais sólida.

Por fim, do mesmo modo que as inovações do design estratégico aprofundam a relação entre marca e público, os dados adquiridos nesse processo são matéria-prima para determinar oportunidades de inovação nos diversos pontos do modelo de negócios.

A aplicação do design estratégico no negócio

Tendo conhecimento dos benefícios que os métodos de design estratégico podem proporcionar se aplicados a um negócio, está na hora de considerar como implementar tais práticas na empresa de uma forma ideal.

Contratação de uma empresa especializada

Pode ser interessante entrar em contato com companhias especializadas na área, para que elas sejam aliadas nesse processo de implementação e no acompanhamento do desemprenho das novas estratégias.

Se você coordena o setor de marketing e/ou design de um negócio, tenha sempre em mente que a atuação de uma empresa especializada funciona como uma aliada excepcional para você e para seu time. Essa parceria representa como uma extensão do setor, auxiliando no gerenciamento das atividades que serão entregues pela equipe.

Uma vez que você sabe a quem recorrer, é preciso também alinhar os demais setores da organização. Assim, cada ramo poderá absorver, entender, abraçar e colocar em prática as novas metodologias que compõem o plano de negócios.

No tópico anterior, você viu que o plano de negócios precisa abrir espaço para a inovação, certo? Se os métodos de design se tornarão parte da cultura da empresa, será necessário realizar esse alinhamento gradativamente e de forma generalizada.

Análise de dados

Por fim, o último passo essencial para a aplicação dessa ferramenta é a constante análise de dados de negócio. Afinal, toda atualização de estratégia requer um acompanhamento — e novas necessidades de aprimoramento podem surgir constantemente.

Você conferiu, então, como o design estratégico pode atuar de forma generalizada na atualização do modelo de negócio de uma empresa. Os benefícios que essa ferramenta é capaz de trazer, tanto para o setor de marketing quanto para o negócio, também foram esclarecidos.

Quer conferir quais são as melhores soluções em design estratégico? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Share it.

Receba a design venture por e-mail

Ao se cadastrar você aceita receber nossos e-mails e concorda com a nossa política de privacidade.