Branding é a gestão da marca que tem como principal objetivo fortalecer sua reputação. Dentro dessa gestão, que deve ser realizada diariamente e de forma sistêmica, é fundamental ter bem definido como você quer que sua empresa seja vista no mercado.

O Branding engloba inúmeras ações como a identidade visual da empresa e a forma como ela se comunica com os clientes, podendo até ser fator de decisão para o modelo de negócio da empresa.

Podemos dizer que o Branding pode influenciar desde um simples produto da empresa e uma campanha de marketing até a forma como a marca se posiciona no mercado.

Por que se preocupar com o Branding?

Cada vez mais, empreendedores vêm se preocupando com uma gestão contínua da marca. Isso porque o Branding, quando bem executado, traz retornos interessantes como fortalecimento da marca, relevância e autoridade no mercado.

Além disso, o Branding facilita o estabelecimento de um relacionamento com seu público-alvo. Clientes fidelizados tornam-se defensores de sua marca. Isso ajuda muito seu negócio a conquistar novos clientes!

Que imagem sua empresa quer passar?

Em um cenário ideal, sua marca deve estar ligada a uma imagem de alto impacto e que é lembrada por todos no mercado quando precisam do seu produto ou serviço. É muito importante você saber qual imagem sua empresa quer passar.

Quando falamos de imagem, não estamos nos restringindo ao logotipo da empresa. Um produto, uma vantagem, um processo criativo ou até uma sensação pode representar uma imagem que sua empresa queira passar aos clientes. Por exemplo: a Coca-Cola passa a imagem de “refrescância” e alegria em suas campanhas.

Como a empresa deve se relacionar?

Com o Branding, é possível valorizar ou promover a proximidade com seus clientes. Essa estratégia é um ótimo modo de manter um bom relacionamento com seu público. Gerar e compartilhar conteúdo interessante produzido pela marca é uma excelente forma de se comunicar com seu público.

Com a força que a internet e as redes sociais ganharam, o Branding digital é uma ótima opção. Ao optar por se relacionar (também) por meio de conteúdo, é fundamental que os materiais compartilhados apresentem coerência com a cultura da empresa.

Quais as bases do Branding para atuar no dia a dia?

Muitos especialistas costumam dividir o Branding em duas principais bases: identidade e proposta de valor da empresa. Para facilitar sua compreensão, vamos conceituar cada uma delas.

A identidade de um negócio relaciona-se principalmente à sua cultura organizacional. A identidade é também chamada de DNA da empresa. Nela, estão relacionados fatores como a sua história e a sua personalidade.

A proposta de valor refere-se diretamente aos ganhos (em forma de produto ou serviço) que sua empresa entrega aos clientes e quais as dores que seu produto ou serviço ajudam a resolver. Algumas perguntas podem ser feitas para facilitar a compreensão da proposta de valor de sua empresa:

  • Qual é nossa identidade?

  • O que nós vendemos?

  • Como vendemos?

  • Para quem vendemos?

  • Como nos comunicamos?

  • O que nos torna melhores que os outros?

Existem ferramentas para me ajudar com o Branding?

Não se preocupe, você não está sozinho nessa jornada de implementação do Branding na prática! Existem empresas especializadas nesse tema e, além disso, inúmeras ferramentas estão disponíveis para facilitar esse processo.

Um excelente exemplo é o Macrodesign, que torna esse processo fácil, ágil e eficiente com base no design estratégico e no design de serviços.

Não tenha dúvidas que ações de Branding para aumentar a reputação da marca trarão bons resultados para a sua empresa. Em muitos casos, essas ações resultam na redução de custos relacionados à publicidade e propaganda do seu setor de marketing.

Neste post, apresentamos o conceito, a importância do Branding e como aplicá-lo diariamente em seu negócio para melhorar ainda mais a reputação da marca.

As informações compartilhadas serão de grande ajuda para que você implemente um trabalho de marca que gere resultados e retorno positivo à sua empresa. Assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos relacionados a esse tema!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter