Possuir um processo sólido e bem estruturado de vendas é primordial para qualquer empresa. Entretanto, esse planejamento depende de como o empreendedor entende os seus consumidores. Além de ter informações gerais sobre os clientes — como idade, região e sexo —, é essencial entender como eles pensam!

Garantir um conhecimento mais profundo sobre os consumidores e entender técnicas para isso é o que diferencia negócios promissores dos que dependem de acasos para conseguir vendas. Então, como saber o que vai determinar o comportamento do consumidor e usar desses elementos?

Neste artigo, apontamos os principais fatores que influenciam o pensamento dos usuários e mostramos como você pode utilizar o design para consolidar esses potenciais clientes. Boa leitura!

Elementos que influenciam o comportamento do consumidor

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a realizar uma compra, entre os quais destacam-se:

Qualidade

Um atendimento bom, serviços ou produtos autênticos e personalizados e uma boa relação com a marca são as características que muitos consumidores exigem para considerar sua empresa de qualidade.

Os usuários já não são tão isolados, eles agora estão conectados entre si. Logo, suas opiniões e decisões são conscientes e divididas com outras pessoas e, assim, buscam sempre por feedbacks sobre os produtos que desejam consumir. Assim, sempre tenha em mente que é preciso garantir qualidade em seus serviços e produtos!

Reputação

Além da qualidade, uma empresa necessita possuir uma boa reputação, já que é um elemento muito considerado na hora de realizar uma compra.

São diversos os consumidores que acham que a reputação de uma marca é o item de maior peso para tomar a decisão final, pois aumentam sua confiança e diminui as chances de arrependimento.

Além disso, muitos decidem suas compras a partir de como uma marca é reconhecida ou famosa, pois, conforme citado anteriormente, os consumidores estão conectados e compartilhando suas opiniões em seus círculos sociais.

Preços

Quando se trata de avaliar os preços, os critérios variam entre o poder de compra e o que as pessoas estão dispostas a pagar. Assim, o que influencia uma pessoa a realizar a compra, além do que ela tem disponível para gastar, é a percepção de valor dela sobre o produto ou serviço.

É preciso ter uma abordagem correta da empresa para convencer o público de cada classe social de que os seus serviços ou produtos são a escolha certa para eles.

Você pode realizar isso através do seu design e marca, pois trabalhados de forma correta, alteram a percepção de valor para melhor. Dessa forma, os usuários passam a aceitar até preços mais elevados por reconhecerem os seus benefícios e propósitos.

Influência

Por último, existem os influenciadores, que se encontram principalmente na internet, jornal e televisões, tendo o papel de influenciar a opinião dos usuários. Essa influência vai desde uma pessoa comum — que confia na propaganda de pessoas famosas da televisão — até pessoas que confiam na opinião de youtubers e blogueiros sobre marcas ou produtos. Basta ter o reconhecimento do nicho que atuam!

Considerando esses pontos, entenda como o design bem aplicado no seu negócio pode ajudar você a ganhar novos clientes! Confira:

Posicionamento da marca

Com o design na sua empresa, você define as suas metas e valores, o que te ajuda a se posicionar dentro do mercado, para os concorrentes e consumidores. A partir disso, você também consegue desenvolver uma identidade visual de qualidade, de acordo com a essência da sua empresa e que se comunica de forma correta com consumidores e potenciais clientes.

Comunicação visual

Conforme mencionado, é preciso ter uma identidade visual e posicionamento bem construídos e consolidados, pois assim sua marca vai ter meios de comunicação eficientes.

É essencial possuir uma comunicação adequada, que você consiga transmitir aos seus consumidores os valores positivos da sua empresa, o que acaba impactando sua atração de clientes, pois enxergam o seu negócio como uma instituição de referência.

Rentabilidade

Com a melhora na atração de novos clientes, o faturamento, por conseguinte, também vai aumentar. O investimento em design auxilia no seu ganho de lucro!

Ademais, é durante o seu processo de ganhos que você aprende sobre as preferências do seu consumidor, ajudando a investir adequadamente aos serviços e produtos que eles desejam.

Agora, você entende os principais fatores que influenciam o comportamento do cliente e como o design pode ajudar! Gostou do nosso artigo? Então continue conosco e entenda por que pesquisa de comportamento do consumidor é fundamental!

quer saber das novidades?

assine nossa newsletter